sexta-feira, 16 de março de 2012

SP Gay Bikers pedalam pela tolerância e diversidade.


Pedalar por uma sociedade mais justa, tolerante e mais preparada para a convivência com a diversidade. Esse é a filosofia do SP Gay Bikers (SPGB), grupo de esportistas que se reúne semanalmente para percorrer as ruas de São Paulo de bicicleta.

Fundado em 2007, o SPGB tem como objetivo promover a inclusão social de minorias e a preservação do meio ambiente por meio de uma alternativa de mobilidade urbana totalmente ecológica.

De acordo com Cesar Salvador, coordenador e organizador do grupo, o SPGB tem uma característica muito peculiar que o diferencia dos tradicionais movimentos de defesa da causa homossexual.

"Optamos por assumir um posicionamento de militância apartidária e, mais do que isso, não defendemos a causa gay propriamente (ou exclusivamente)", diz Salvador. Segundo ele, essa defesa inclui todas as minorias: o negro, o gay, o portador de deficiência, o obeso, o idoso etc.

Esse posicionamento, segundo os integrantes, foi consolidado com o tempo e o amadurecimento dos ideais do grupo. “Temos uma visão muito mais humanista e plural atualmente. Acreditamos que o gay, assim como outras minorais, precisa reinvindicar sua valorização por meio do diálogo e do respeito à diversidade”, destaca o biker Nando Rodrigues.

Entre os eventos regulares que o SPGB participa estão o passeio anual no "Dia da Diversidade Sexual", organizado pela Prefeitura de São Paulo, a "Pedalada Pelada", sob o comando do grupo Massa Crítica, e o passeio no "Dia Mundial de Prevenção à AIDS", celebrado em 1º de dezembro.

Após cinco anos de sucesso na capital paulista, o grupo chega ao Rio de Janeiro onde, desde o começo de março deste ano, bikers se reúnem para pedalar pelas mesmas causas.


5 comentários:

  1. O pessoal falou bonito nas entrevistas. Parabénspara aqueles que sempre acreditaram na proposta e seguem levando-a em frente. Eu sou novato no grupo mas gosto muito de participar.
    Vandgi

    ResponderExcluir
  2. olá "amantes de bike"!

    soube do blog de vocês por meio do Airon e do Eriko do CDG Brasil.

    gostei muito da ideia!

    estou construindo um blog sobre cultura lgbt e gostaria de fazer uma postagem sobre o grupo e também trocar backlinks.

    espero um contato: http://brgay.blogspot.com.br/

    beijos do Tatá

    ResponderExcluir
  3. valeu, Cesar!

    o link do blog de vocês já está feito.

    caso queiram enviar o logo por e-mail (tato.sant@gmail.com), colocarei em destaque na página principal, quero ajudá-los a tornar a "visão" do grupo uma realidade!

    se puderem retribuir, ótimo! estarão contribuindo para uma boa causa!


    bjão, Tatá

    ResponderExcluir