terça-feira, 29 de março de 2011

27.03 - A nascente do Nilo

No domingo passado refizemos a famosa expedição de Sir Richard Burton e John Haning Speke em busca da nascente do Rio Nilo. E não é que a encontramos no meio do Jd.Botânico de São Paulo?
Tudo aconteceu assim...

Encontrei o Nando e Celso na frutaria. Espera daqui, açaí dali, o Nando deu a ideia de desbravar a Zona Sul e ir até o Jd. Botânico.
Como não sabia o que nos esperava pela frente, pedalamos até a estação Clínicas do Metrô, de lá fomos até Jabaquara e daí em diante, tudo foi novidade pra mim!
Segui os dois porque certamente me perderia e depois de algumas padarias que exalavam um cheiro de frango-assado inacreditável e aguçavam minha fome, começamos a ver as frondosas copas das árvores ao longe.

O Jd. Botânico fica dentro do imenso Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, lá não é permitida a entrada de bicicletas, mas tem local apropriado para acorrentá-las.

Logo na entrada, eu e o Celso conhecemos um rapaz muito solícito e de braços fortes, que descobrimos ser personal trainer e conhecido do Nando (!) Ele passou as “diretrizes” do local e nos desejou boa sorte no passeio, ficou lá fora aguardando um grupo de 20 bikers que acompanhava desde Moema.

Com mapinhas nas mãos, visitamos o museu das espécies – que tem um vitral déco no teto e vitrines como nos antigos museus de história natural, o jardim dos sentidos, onde em meio a ervas como cravo, manjericão, alecrim, salsinha, melissa e outras que só o Nando e o Celso conheciam, havia espécies onde se pode tocar as folhas e sentir as diferentes texturas (lá estavam os papirus, os primeiros sinais que o Nilo estava próximo).
O “landscaping” do local hora lembra o Jardim Secreto, de Frances Burnett, hora nos traz referências de Tim Burton... tudo é muito bonito, com uma boa manutenção e organizado. Depois de passarmos pelo mangue, em direção ao túnel de bambus (Saci que é bom, nada), encontramos uma trilha suspensa em meio às arvores que nos levou à nascente do Nilo!

Aí a fome já batia forte e optamos por comer ali mesmo, no restaurante do Jd. Botânico.

Nessa opção maravilhosa de passeio em São Paulo, encontramos muitos cadeirantes, grupos de fotógrafos, muita gente fazendo piquenique! E alguns curiosos pelos nossos trajes de ciclismo em meio à vegetação...Um passeio delicioso, que recomendo e deveríamos refazer munidos de toalha xadrez e cesta de vime!

De volta à entrada, pegamos as bikes, pedalamos até a estação do metrô Imigrantes-Santos, descemos na Paulista e voltamos para casa muito felizes!

Um comentário: