quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As Bicicletas de Belleville!


Fotos e texto de Alessandro Chaves

Hoje enquanto pedalava lembrei muito de um filme que assisti anos atrás em ótima companhia no Rio (bom ter amigos como você Paulo) - As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville). Filme francês que mostra a paixão de um menino solitário pelo pedal. Paixão esta incentivada pela avó (recomendo se ainda não assistiu).

Nem sempre encontramos nossas paixões e o que nos torna mais felizes. Mas quando encontramos algo que nos traz alegria devemos abraçar com disposição! Sempre gostei muito de pedalar e há alguns anos atrás minhas pedaladas começaram a ficar mais sérias. Isso quer dizer trechos mais longos e mais tempo em cima da magrela! Culpa de minha amiga triatleta (valeu Cris!) que me incentivou a correr e pedalar. Hoje sei que deixei de ser um mero "bicicleteiro" e passei para a categoria ciclista (amador claro). O pedal se tornou uma paixão em minha vida que limpa minha mente, ordena minhas idéias e no grupo me aproxima de pessoas bacanas e que possuem a mesma paixão que eu.

No encontro de hoje, no primeiro dia do mês do cachorro louco, nos encontramos como sempre na Frutaria Paulista (no final da Paulista e da Angélica) por volta das 10h da manhã. Pedalamos algo entre 20 e 30 km... A contagem é variável pois cada um tem a sua em seu respectivo ciclocomputador. Mas a mais precisa feita pelo GPS do Nando hoje comeu uns trechos (a tecnologia é ótima quando funciona!). Fomos até o Parque da Juventude (em Santana bem ao lado do Metrô Carandiru) onde antigamente funcionava a Casa de Detenção Carandiru. Chegando lá nos deparamos com uma fanfarra tocando a mil e cheia de evoluções e acrobacias (veja as imagens!). Pura diversão! Enfim, demos uma volta em todo o parque pra conhecermos o local e sua fauna e flora! risos... O espaço é bem legal!

Como sempre, pedalamos em vários momentos lado a lado conhecendo um ao outro. Não biblicamente claro. Não sei se tenho destreza pra isso também... risos... Mas fico feliz em pedalar na companhia de bons amigos e novos que chegam a cada pedalada. Hoje conheci a Renata que é amiga do Celso e descobri também que todos, inclusive eu, estudamos na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e fomos contemporâneos na época. Incrível! Sempre fico impressionado com esses encontros aqui na cidade grande. Em algum momento lá em Londrina com certeza nos esbarramos ou sentamos na mesma mesa para almoçar no RU (Restaurante Universitário - a comida era boa e nem era bandejão!). Mas somente hoje tivemos a oportunidade de conversar e trocar idéias. E o que proporcionou esse encontro hoje e não há anos atrás? A paixão pelo pedal!

E esse é um dos motivos que me faz acordar um pouquinho mais cedo no domingo de manhã e ir pedalar. Boa companhia! Novos amigos! Novos antigos amigos ou antigos novos amigos! Como preferir. E todos com a mesma paixão. Encontrei no pedal grupal ou como uma amiga denominou, orgia no selim (risos...), bons amigos para compartilhar esses momentos antes solitários. Agora limpo minha mente, ordeno minhas idéias e faço novos amigos além de cultivar as demais amizades! Trocamos idéias, pensamentos, histórias! E com certeza damos muitas risadas. A pedalada é uma mera desculpa pra nos encontrarmos e não pode contar como prática de exercício físico! risos... Mas gastamos nossas calorias que tento repor no percurso com alguma boquinha leve (poxa! Hoje só foi um pão de queijo, um misto quente, um suco e o CarbUp!). Sim, sinto fome! Sempre! Além de tudo, a cada pedalada conhecemos mais um pouquinho um do outro...

Hoje descobri que o Celso só atende gente louca! Descobri que o Nando é curintiano (Deus tenha piedade!)! Descobri que a Renata, eu e o Celso estudamos na mesma universidade (Well, eu estudei na UEL!)! Descobri que o Alejandro já é pai (viva a Sol)! Conheci pessoalmente o Cesar depois de várias mensagens carinhosas no Facebook! E conheci o Gustavo e dialogamos como bons amigos apesar da rixa entre nossas profissões! E vimos o Kiko de pé na areia no Rio via Facebook para iPhone! E esse dia gostoso de pedal com todas essas pessoas bacanas (mesmo as virtuais!) já está registrado com carinho em minha memória e nestas singelas palavras.

Se uma de suas paixões é o pedal, deixe e preguiça de lado no domingo de manhã e venha passear com a gente. A gente não morde! (alguns podem achar isso uma pena claro!). Se não tem bicicleta saiba que pode alugar (o Gustavo fez isso hoje!). Se não sabe se o pedal pode ser uma paixão sua venha descobrir num dia de sol! Sunday morning! O que tem a perder? A ganhar muitas coisas. No mínimo bons e divertidos amigos loucos por bicicleta (ninguém ainda medicado até onde sei... risos...).

2 comentários:

  1. Alessandro :

    Excelente texto !

    A crônica é mais um predicado que acrescento à sua já extensa lista de atributos !

    Quase me senti pedalando lá apesar de ter "mancado ".

    Espero enquadrar-me no novo-velho-novo amigo !

    Faltei ao SPGB, porém não ao pedal :
    Voltando à tarde da viagem que fazia, percorri o trajeto que costumava fazer sózinho aos domingos : Foi pé-nas-costas, graças a prática também no SPGB.

    Espero vê-los no próximo Domingo, dia dos pais.

    Grande abraço;

    Carlos Franco.

    ResponderExcluir
  2. Claro que fiquei vermelho e com vergonha Carlos! risos... Muito bom te reencontrar no pedal! Brigado pelos elogios! Vamos pedalar sempre! Abração.

    Alessandro.

    ResponderExcluir