quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ciclovias da Cidade Gay friendly.

(por Jorge Blue)


Talvez muita gente ainda torça o nariz ao ouvir o nome Colômbia, que durante anos sofreu com o problema do narcotráfico, das Farc's  e do terrorismo que nas década de 70 e 80 assolaram o Pais refletindo uma imagem  de, o lugar mais perigoso do mundo.

Cidades como Cali e Medellin eram impensáveis de se visitar nessa época , quem não se lembra do playboy Rei do narcotráfico, Pablo Escobar que era uma espécie de deus decidindo a vida de muitos ao seu redor e também da maneira cruel como se livrava dos seus desafetos? Além das bombas que frequentemente explodiam na Capital Bogotá?

Isso e passado, claro que as Farc's ainda existem, mesmo que enfraquecidas e tem seus seguidores, isso não e algo que se apague por completo, porém não é disso que quero falar. O País não tem uma aprovação do matrimonio gay propriamente dito, mas já existe muita discussão no congresso a respeito disso e a partir de junho de 2013, os casais homossexuais já poderão ir em um cartório e formalizar sua união estável, caso até lá não apareça uma lei contraria, claro !

Bogotá, e aqui que se encontra um dos maiores clubes gays do mundo, o Theatron www.theatrondepelicula.com  que assim como a The Week, pode receber algo  em torno de 6000 pessoas ao mesmo tempo.

A Zona Rosa e o endereço de diversos restaurantes , cada um mais charmoso que o outro, diferentes escritórios de designers famosos e boutiques da moda.



Como o clima da cidade está sempre na temperatura primaveril por conta da sua localização geográfica os ambientes dos restaurantes apostam em uma atmosfera charmosa e intimista o que torna qualquer refeição ainda mais agradável e principalmente se você estiver bem acompanhado seja de amigos ou com seu par, isso tudo, associado a uma arquitetura inglesa em diferentes bairros, que faz com que você entenda o slogan do Pais que diz : El Riesgo es que te queras quedar (O Risco é você querer ficar).

Mas nem tudo são flores na cidade de + de 7 milhões de habitantes e que fica a 2600mts acima do nível do mar. Com seu trânsito beirando o caos eles tomaram a decisão há alguns anos atrás de implantar melhorias no tráfego dos veículos que, se não andam hoje, nem consigo imaginar como era e como seria possível respirar nessa época.

Importaram de Curitiba a ideia do metrô de superfície que aqui se chama transmilenio, implantaram o rodízio municipal, que , pasmem são 5 finais diferentes por dia nos horários de pico, além de diferentes campanhas de carona solidaria.

Porém, o mais interessante para os apaixonados por bicicletas são as ciclorutas ou ciclovias que somadas, se estendem por mais de 300 km, isso mesmo, um sonho para nos brazucas, e além disso, aos domingos, são ampliadas em mais uns 80 km por conta das ciclovias que diferentemente das nossas onde tropeçamos com gato, cachorro, gente fazendo suas caminhadas e as criancinhas, tomam conta de avenidas inteiras.

A questão das bicicletas por aqui e algo levado muito sério e os dirigentes , diferentes dos nossos, apoiam e lançam campanhas o tempo todo incentivando o uso das magrelas, e tem projetos para ampliar o sistema e também já existem diversas outras cidades seguindo esse exemplo. Como tudo é plano, fica muito fácil e prazeroso rodar de bike por aqui.



Realmente Bogotá me surpreendeu muito com a infinidade de  coisas legais que se pode fazer por aqui como por exemplo os passeios aos Cerros (Montanhas) que limita toda a parte leste da cidade com seu incrível verde e os diferentes parques onde você pode apreciar, digamos : a paisagem desfilando ....rs

Bem , esperam que tenham gostado do post , fico por aqui porque agora vou pra minha aula de alongamento e depois pedalar por essa incrível cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário