sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Miniprojetor para bikes promete aumentar segurança dos ciclistas.


Você sabia que cerca de 80% dos acidentes de trânsito com bicicletas acontecem quando as bikes estão no “ponto cego” dos veículos motorizados? Quem descobriu, após muito trabalho de pesquisa, foi a designer britânica Emily Brook, que inconformada com o dado desenvolveu uma “engenhoca” para tentar reduzir o número de acidentes com cliclistas: o Blaze.
Trata-se de um minidispositivo, instalado no guidão da bicicleta, que projeta a imagem de uma magrela verde no chão, cerca de um metro a frente da bike. A ideia é que os motoristas possam enxergar o ciclista antes dele entrar em seu campo de visão, evitando, assim,atropelamentos
Segundo Brook – que teve a ajuda de especialistas em segurança rodoviária para desenvolver o Blaze –, a imagem projetada a laser pelo dispositivo pode ser vista nitidamente, inclusive, durante o dia. O aparelho ainda possui um “botão de emergência”, que, se acionado, projeta a imagem da bicicleta em modo “pisca-pisca”, chamando ainda mais a atenção dos motoristas.


Por enquanto, o Blaze é apenas um conceito, mas Brook já foi convidada a integrar o Programa de Empreendedorismo da Universidade de Brighton, nos EUA, para aperfeiçoar o produto e vendê-lo em grande escala. O que você achou do dispositivo? Será que ele é mesmo capaz de reduzir o número de acidentes de trânsito com bikes?

2 comentários:

  1. Os acessórios de bike, mesmo itens de segurança, são mais criativos e cool...

    ResponderExcluir