domingo, 1 de fevereiro de 2009

No Bike Tour

foto: Djalma Albuquerque


Na mesma manhã em que eu fiz minha inscrição pro Bike Tour,
um amigo me ligou para dar a triste notícia da ciclista atropelada na Paulista, no dia anterior.
Essa casualidade me fez pensar nas iniciativas dos grupos de ciclistas para popularizar a bicicleta como alternativa à locomoção na cidade, para melhorar o trânsito e diminuir a poluição. Iniciativas individuaias ou de grupos civis, que só agora vem sendo notadas pela prefeitura e por empresas privadas. E que vez por outra aparecem nos noticiários dessa maneira triste.

No domingo passado participei do Bike Tour São Paulo.
Abstraí-me da plataforma política que o evento poderia ter, coloquei minha camiseta laranja e fui pro local da largada, a ponte estaiada.
Minha dúvida era saber como 5000 pessoas pegariam suas bicicletas, que faziam parte do kit de participação, sem acidentes ou surpresas...pois bem, fomos chegando, sendo divididos em grupos, nos deram os "camel backs" e capacetes e nos dirigiram para os inúmeros grupos de bikes dispostas ao longo dos braços da ponte.

A organização foi 100%. Todas bicicletas alinhadas em grupos, com técnicos prontos para ajudar até na regulagem da altura do selim.
Saímos com 4 minutos de atraso porque os vips ( é...sempre existem vips, até em eventos onde todos estão iguais, com as mesmas bikes) que apareceram nos ônibus fretados, chegaram em cima da hora.
Tirando isso, tudo foi perfeito!

Foi lindo ver a via expressa da Marginal Pinheiros tomada pelas bicicletas !
É claro que não somos do tamanho de Paris ou Amsterdã, mas é hora de enxergar a bicicleta como uma opção clara ao caos de trânsito e poluição no qual estamos inseridos.
Sem esquecer da atividade física e da diversão que ela promove.

Nenhum comentário:

Postar um comentário